*Este post foi originalmente publicado no CocoaAcademy (em inglês). Confira aqui.

Ano passado fui com um grupo de amigos e colegas de trabalho para duas incríveis conferências iOS realizadas em São Francisco (US): a WWDC e a AltConf. Infelizmente, na hora não fui selecionado para assistir a WWDC, então só fui à AltConf. Durante essa semana super especial, São Francisco recebeu muitos desenvolvedores de todo o mundo e foi, sem dúvida, um dos melhores momentos do ano. Pelo menos para quem curte o cenário de tecnologia.

Ir a uma conferência de tecnologia é uma grande oportunidade para conhecer novas pessoas, entrar em contato com outras ideias, aprender, compartilhar e expandir sua zona de conforto. Certa vez vi um post no (incrível) blog de Ray Wenderlich sobre 10 conferências de iOS, então resolvi escrever um sobre as cinco que eu gostaria de ir um dia.

São elas:

Try! Swift
Essa é uma série bastante nova e começou com Natasha, The Robot, ano passado. A primeira edição foi no Japão, um país com uma grande comunidade, mas com muito poucos eventos internacionais. Graças à ajuda da comunidade, o primeiro encontro foi tão bem sucedido que no próximo ano haverá três conferências: em Tóquio, Nova York e Bangalore.

Saiba mais:
https://www.tryswift.co/events/2017/nyc

The Swift Alps
Este evento é sobre a comunidade. Ponto. O objetivo principal é experimentar a linguagem de programação Swift com todos os outros participantes tentando aprender enquanto falhando, tanto o quanto possível. Ash Furrow escreveu dois textos incríveis sobre Normalizing Struggle e Empathetic Civilization, duas leituras obrigatórias para alguém interessado em se juntar a nós nesse evento. Ambos estão resumindo bem o que os Swift Alps querem abordar e como será o evento.

Saiba mais:
http://theswiftalps.com/

AltConf

Tive um ótimo momento ano passado e com certeza gostaria de assistir a ele mais vezes. AltConf demonstra o melhor da nossa comunidade! Boas pessoas dedicaram seu tempo e habilidades para fornecer um evento inclusivo e acessível para todos aqueles que desejam participar do frenesi que é a semana WWDC, mas não conseguiu ter ou pôde pagar por um ingresso para o evento da Apple. Só se pode esperar que a Apple aprecie com ainda mais entusiasmo a boa vontade que se espalha por São Francisco todo mês de junho devido à presença contínua da AltConf.

Saiba mais:
http://altconf.com/

WWDC

Não existe uma lista de conferências iOS sem a WWDC. É a maior e mais importante do ano, a única com o poder de mudar completamente o jogo do iOS. Não acredita em mim? E em 2014 quando eles apresentaram o Swift and Turn e viraram a comunidade de cabeça para baixo? Para melhor, para melhor… =)

DotSwift

É uma das maiores conferências sobre Swift da Europa. É uma oportunidade para assistir a algumas grandes conversas sobre desenvolvimento rápido e iOS.

Saiba mais:
https://www.dotswift.io/

Não vai dar para ir? Sem problemas

Embora seja ótimo ir a eventos, nem sempre é fácil. Custo, cronograma, trabalho etc. Isso para nomear alguns dos problemas que podem manter nossas mochilas vazias… =( Se esse for o caso, não se preocupe. Muitos desses vídeos ficam disponíveis online logo após as conferências. Sites como realm.io, WWDC vídeos e outros geralmente fornecem esse material com uma qualidade surpreendente. Digite-os em seu navegador e stream on!

E você? Quais conferências gostaria de participar? Faltou alguma na lista? Deixe abaixo o seu comentário!

É desenvolvedor iOS e gostaria de trabalhar em um time ágil de verdade? Clique aqui.

Sobre o Autor

Consultor especialista da Concrete Solutions, com grande experiência em mobile, desde apps nativas até híbridas e seus respectivos back-ends. Desenvolvedor iOS/Android e Ruby por hobby. Defensor de métodos ágeis e Lean Thinking, acredita que são uma maneira de sintetizar um processo com passos bem definidos para trazer de volta o bom senso para a indústria de software.

cases

rio de
janeiro

Rua São José, 90
Sala 2121 - Centro
(21) 2240-2030
CEP: 20010-020

são
paulo

Av. Nações Unidas
nº 11.541 - 3º andar
(11) 4119-0449
CEP: 04578-000

belo
horizonte

Av. Getúlio Vargas, 671
Sala 800 - 8º andar
(31) 3360-8900
CEP: 30112-021